O Sistema Operacional Android somado aos novos recursos de hardware, permitem ao usuário utilizar seu Smartphone como ponto de acesso (Roteador Wi-Fi) ou modem via conexão USB.

A conexão via USB é muito simples, permite que o computador pessoal acesse a internet através do sinal recebido do celular. Esta opção está diretamente ligada ao pacote de dados que o usuário contratou com a operadora de telefonia e internet móvel para o Smartphone.

Para estabelecer a conexão via USB siga os seguintes passos:

Passo 1: Conecte o cabo USB no Computador e Smartphone.

Passo 2: Toque na opção “Ancoragem” (figura 180). A tela ilustrada pela figura 188 será exibida apresentando a opção “Ancoragem USB”. Habilitando a caixa de seleção, a conexão será estabelecida (Ancorada) conforme ilustra a figura 189 e o usuário poderá acessar a internet através de seu navegador de internet no computador pessoal.

Figura 188 – Ancorem USB

 

Figura 189 – Ancoragem USB estabelecida

Uma ferramenta marcante no sistema é a possibilidade de criar pontos de acesso, ou seja, usar o Smartphone como um roteador e distribuir sinal de internet sem fio via Wi-Fi para até três dispositivos como, por exemplo, de Smartphone para Smartphone ou de Smartphone para computador/ notebook

Para habilitar o Roteador Wi-Fi e configurá-lo siga os seguintes passos:

Passo 1: Habilite a caixa de seleção da opção “ Roteador Wi-Fi” como ilustrado na figura 190. Ao habilitar será solicitada a intervenção do usuário respondendo à questão se o mesmo deseja desconectar o Wi-Fi para utilizar o roteador Wi-Fi conforme exibe a figura 191. Este questionamento é apresentado devido ao Wi-Fi estar ligado.

Observação importante: se o usuário estiver utilizando o Wi-Fi recebendo, por exemplo, sinal de outro ponto de acesso e responder “Sim” ao questionamento citado acima. Esta conexão será perdida, até que seja desligado o roteamento. Isso ocorre devido à ativação das funcionalidades do Roteador Wi-fi.

Figura 190 – Habilitar Roteador Wi-Fi

 

Figura 191 – Solicitação de permissão

Passo 2: Após Habilitada a caixa de seleção, será disponibilizado para o usurário a opção “Configurar Roteador Wi-Fi” conforme mostra a figura 192. Ao tocar nesta opção, uma janela será aberta para que o usuário faça a inserção dos dados (Figura 193)

Passo 3: Inserir o Service Set IDentifier (SSID) ou configuração de Serviço Identificador de rede, refere-se ao nome que será dado para a rede. Este nome estará “visível” aos dispositivos ao redor. O usuário pode dar o nome que desejar

Passo 4: Segurança, ao tocar na caixa de rolagem, será aberta a tela “Segurança” com duas opções como se vê na figura 194:

Open – habilitando-se esta opção o usuário estará deixando a rede aberta, o que não é recomendável, pois qualquer dispositivo desconhecido no raio do sinal Wi-Fi, poderá fazer uso dela. Este padrão de rede não necessita de senha.

A segunda opção e também a mais recomendada é a Wi-Fi Protected Access Pre-Shared Key (WPA2 PSK) por transmitir maior segura ao usuário, devido à seu tipo de encriptação mais moderna e largamente utilizada atualmente. Ela consiste em inserir uma senha para que o dispositivo tenha acesso à rede.

Passo 5: Ao tocar no campo texto “Senha” o usuário deve fazer a inserção de uma senha com no mínimo 8 caracteres, é desejável que sejam inseridos letras, números e caracteres especiais como por exemplo #, $, &, @ etc, aumentado assim a segurança da rede contra invasão.

Figura 192 – Configurações do Roteador Wi-Fi

 

Figura 193 – SSID (Nome) da Rede

 

Figura 194 – Tipo de Segu-rança

Passo 6: Habilitando a Caixa de seleção “Exibir senha”, permitirá ao usuário visualizar o que está sendo digitado no campo senha.

Após a inserção da senha toque em “salvar” para confirmar as configurações.

Agora o ponto de acesso está configurado e os outros dispositivos próximos terão acesso a rede Wi-Fi. Ao conectar-se a esta rede através do computador pessoal, por exemplo, a senha criada acima será solicitada para a permissão do dispositivo na rede.

 

Voltar | Próximo

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • LinkedIn
  • Email