Como já comentado anteriormente, as teclas no teclado Swype são multifuncionais, ou seja, cada uma delas pode exibir vários caracteres diferentes como leras, números e símbolos.

Neste tópico vamos apresentar alguns detalhes de escrita que vão ajudar a tirar melhor proveito da tecnologia.

Cada tecla possui impressos dois caracteres. Tomemos por exemplo a tecla “E” em destaque na figura 151. Note que no canto superior direito esta tecla possui o caractere “#”.

Ao tocar uma vez na tecla “E”, a mesma será impressa no texto, tocando a tecla “E” por 2 segundos será impresso no texto o caractere “#” como ilustra a figura 152, porém se tocar a tecla “E” por 3 segundos, será aberta uma caixa com todos os elementos agregados a esta tecla coforme ilustra a figura 153, ao tocar em quaisquer destes elementos, o mesmo será inserido ao texto que está sendo digitado. A mesma regra vale para todas as demais teclas e também há variações entre maiúsculas e minúsculas.

Figura 151 – Tela “E” + 1 toque rápido

Figura 152 – Tecla “E” + 2 segundos

Figura 153 – Tecla “E” + 3 segundos

A tecnologia Swype permite a escrita apenas deslizando- se os dedos sobre as letras que compõem a palavra. As figuras 154 a 158 mostram passo a passo a simulação de escrita do nome “Antonio”. A linha azul no teclado mostra o caminho percorrido pelos dedos para a composição da palavra, é recomendado não afastar o dedo da tela no meio da escrita, pois o Swype pode reconhecer outra palavra que não seja a desejada.

Figura 154 – Swype - União A com N

Figura 155 – Swype - União N com T , O e N

Figura 156 – Swype - União de N com I e O

 

Afastando-se o dedo da tela na ultima letra da palavra pretendida, por vezes surge na tela uma caixa de combinações possíveis para que o usuário escolha a palavra correta (Figura 157). Se a palavra desejada for a primeira na lista basta apenas tocar na barra de espaço (indicação 3 da figura 157) que a palavra será inserida ao texto. Caso a palavra pretendida não seja a primeira da lista o usuário deve tocar na palavra correta. Quando existem muitas combinações a caixa exibe uma seta conforme a indicação 01 na figura 157, tocando nesse local, mais palavras serão exibidas. Se a palavra não estiver na lista, toque no botão fechar indicado pelo item 2 na ilustrado na figura 157, e escreva a palavra letra a letra.

Figura 157 – Caixa de Combinação

Figura 158 – Palavra escrita

Quando há ocorrência de palavra não encontrada, como por exemplo, expressões de linguagem, nomes próprios, entre outros, o usuário deverá escrever a palavra letra a letra e ao tocar na tecla espaço, além de a palavra ser inserida no texto, também ficara memorizada, assim da próxima vez que houver a necessidade de escrevê-la, a mesma já estará disponível.

[important]Observação: Algumas situações na escrita não sugerem a abertura de caixa de combinação e, portanto a palavra é escrita diretamente no texto sem a necessidade da mesma, tornando assim a escrita ainda mais rápida.[/important]

A abertura da caixa de combinação se deve à alguns fatores. Um deles se dá quando as letras que compõem a palavra ou a própria palavra possuem “adjacência”. A adjacência se dá quando as letras da palavra podem formar outras palavras como, por exemplo:

faca, faça, dava.

mapa, mais, mãos.

maca, maça.

O outro fator que influência muito na agilidade de escrita com o Swype é o trajeto feito pelos dedos do usuário podendo resultar em ambiguidade, o que também resulta no exemplo acima.

A dica então é buscar que os dedos criem “Arestas” o mais próximo possível do centro de cada tecla desejada, dessa forma tanto a adjacência quanto a ambiguidade serão diminuídas, e muitas vezes a caixa de combinação de palavras nem será necessária.

[important]Outra dica importante no caso de escrita com palavras com “rr” ou “ss”, é que ao serem escritas o usuário deve buscar fazer um movimento circular duas vezes em cima destas letras para que o swype reconheça a palavra desejada ou apresente a caixa de combinação.[/important]

 

Voltar | Próximo

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • LinkedIn
  • Email